Marechal Candido Rondon / PR - segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Asma ou Bronquite?

 

Dúvidas mais Comuns
 
1 -

Qual o nome correto? Asma ou Bronquite?
O que é asma?


2 -

Posso ter asma sem chiar?


3 -

Se estou bem, preciso tomar remédios?


4 -

Porque tusso tanto?


5 -

Eu tenho asma. Posso fazer esportes?


6 -

A asma desaparece com a idade?


7 -

A asma tem cura?


8 -

O que provoca minha asma?


9 -

Posso morrer de asma?


10 -

Estou grávida. Posso passar asma para meu bebê?


11 -

Os remédios podem afetar meu bebê?


12 -

Tenho 60 anos e comecei a ter asma. Isso é normal?


13 -

Existe 'asma nervosa'?


14 -

Meu organismo pode ser afetado pelos remédios de asma?


15 -

Meu filho toma remédios todo dia. Isso pode prejudicá-lo?


16 -

As bombinhas viciam?


17 -

Natação cura asma?


18 -

Sou alérgico. Tenho rinite e asma. Preciso fazer dieta? Posso tomar sorvetes?


19 -

É verdade que a cortisona é uma faca de dois gumes?


20 -

As vacinas funcionam?


21 -

Qual é a vantagem de ter um nebulizador em casa?


22 -

Pessoas com asma podem viajar de avião?


23 - Meu marido fuma e acha que é bobagem não fumar perto do meu filho, diz que ele precisa se acostumar com isso


 

1 - Qual o nome correto? Asma ou Bronquite?
Asma ou Bronquite alérgica são a mesma doença. Entretando, o termo mais correto é asma brônquica.
O que é asma?
A asma é uma doença muito comum que pode ocorrer em qualquer idade. Falta de ar, cansaço, chiado, tosse, noites mal dormidas, consultas a médicos, nebulizações, e o que é pior, muitas limitações acabam por prejudicar o asmático. As crises de asma podem ser leves - às vezes o único sintoma é a tosse ou mesmo podem ser fortes, sendo mesmo necessário atendimento em hospital e até mesmo ficar internado.
Tratar asma não é tratar crises! Tratar asma não é só tomar remédios!

topo

2 - Posso ter asma sem chiar?
A asma é uma doença causada pela inflamação das vias respiratórias, principalmente dos brônquios. Esta inflamação permanece, mesmo quando não se sente nada.

topo

3 - Se estou bem, preciso tomar remédios?
A asma é uma doença causada pela inflamação das vias respiratórias, principalmente dos brônquios. Esta inflamação permanece, mesmo quando não se sente nada. Por isso, os remédios devem ser tomados de maneira regular, independente dos sintomas. O ideal é fazer com que as crises não apareçam!

 

topo>

4 - Porque tusso tanto?
A tosse pode ser causada por vários fatores alérgicos ou não. Por exemplo, uma sinusite pode fazer tossir, assim como, a asma ou o fumo. Procure um médico para fazer uma investigação cuidadosa e iniciar o tratamento correto da causa e não apenas da tosse.

 

topo

5 - Eu tenho asma. Posso fazer esportes?
Algumas pessoas podem ter sintomas quando praticam exercícios físicos. No entanto, existem remédios que podem prevení-los. O importante é entender que a asma não deve tornar-se obstáculo para a prática de esportes.

 

topo

6 - A asma desaparece com a idade?
É verdade que algumas crianças melhoram com a adolescência mas não se pode prever quem ficará bem ou não. Por isso, é muito importante tratar corretamente durante a infância, pois, quanto melhor estiver, maiores as chances de melhorar na adolescência.

 

topo

7 - A asma tem cura?
Não se pode dizer que a asma tenha cura mas, deve ficar claro que pode ser controlada. Alguns casos podem ficar sem sintomas por anos ou mesmo a vida toda. O ideal é que todos os asmáticos recebam o tratamento adequado e possam melhorar sua qualidade de vida.

 

topo

8 - O que provoca minha asma?
A asma é uma doença complicada pois, pode ter causas variadas e diferentes numa mesma pessoa. A alergia é uma causa comum, como por exemplo, a alergia à poeira e aos ácaros.
Também podem causar asma os fatores irritantes (mudanças do tempo, poluição, cheiros fortes, fumaças de cigarros etc), alguns medicamentos, fatores ligados ao trabalho da pessoa, fatores emocionais, entre outros.
O importante é relatar ao médico suas impressões para que ele possa orientar o melhor tratamento e, se possível, afastar as causas relacionadas.

 

topo

9 - Posso morrer de asma?
Teoricamente sim, mas sabe-se que a morte pela asma é rara e ocorre quando a doença não é tratada adequadamente. Recomenda-se o tratamento precoce para que possa evitar até mesmo uma internação hospitalar.

 

topo

10 - Estou grávida. Posso passar asma para meu bebê?
Não. A asma não 'passa' através da gravidez. Entretanto, como é uma doença hereditária, existe a possibilidade da criança também desenvolver asma.
É impossível, durante a gravidez, afirmar se a criança terá asma ou não.

 

topo

11 - Os remédios podem afetar meu bebê?
Não. Os remédios usados para tratar asma são seguros para o bebê na maioria dos casos.
É preciso entender que uma asma não controlada irá prejudicar muito mais o bebê do que os medicamentos que a mãe utilizar.
O importante é que o tratamento seja feito de maneira correta e sob orientação médica. Não se deve usar remédios por conta própria ou que "deram certo" com outras pessoas.

 

topo

12 - Tenho 60 anos e comecei a ter asma. Isso é normal?
A asma inicia-se mais frequentemente na infância mas pode manifestar-se em qualquer idade, mesmo após os 60 anos. Entretanto, o idoso apresenta características próprias da terceira idade que podem provocar sintomas semelhantes sem ter asma. Por isso, é tão importante o acompanhamento médico.

 

topo

13 - Existe 'asma nervosa'?
Não. Nenhuma asma é causada exclusivamente por fatores emocionais. Entretanto, é claro que a emoção pode servir de agente provocador de uma crise. Da mesma forma, uma crise de asma é motivo de angústia e pode influenciar no estado emocional da pessoa.
A educação do paciente e de sua família é fundamental para transmitir segurança e combater os aspectos negativos da doença.

 

topo

15 - Meu filho toma remédios todo dia. Isso pode prejudicá-lo?
14 - Meu organismo pode ser afetado pelos remédios de asma?
Quando se tem uma doença aguda, como por exemplo, uma amigdalite, sabe-se que o transtorno é passageiro e que a medicação é usada por tempo limitado. No entanto, uma doença crônica, tal como a asma, necessita de um tratamento prolongado e contínuo.
Assim, é preciso entender que os remédios são necessários para controlá-la, sendo possível evitando efeitos colaterais.
Com absoluta certeza, os prejuízos causados pela doença serão sempre maiores do que possíveis problemas com os remédios. Converse com seu médico para que ele possa adequar o tratamento às suas condições.

 

 

topo

 16 - As bombinhas viciam?
As 'bombinhas' ou sprays ou aerossóis são medicamentos seguros, de efeito mais rápido e com menos reações colaterais do que os comprimidos ou xaropes. Devem ser utilizadas obedecendo à orientação do médico, pois existem 'bombinhas' que servem apenas para combater crises e outras que tem efeito preventivo que são usadas continuamente.

 

topo

17 - Natação cura asma?
A natação é uma excelente prática desportiva, mas não tem o poder de curar a asma. É um exercício bem indicado para os asmáticos, desde que seja o que a criança goste. É importante incentivar o esporte e uma vida saudável, para qualquer asmático.

 

topo

18 - Sou alérgico. Tenho rinite e asma. Preciso fazer dieta? Posso tomar sorvetes?
A dieta do alérgico não é diferente das demais pessoas, a não ser que, seja um caso específico e confirmado de alergia alimentar. Recomenda-se uma alimentação balanceada e saudável.
Na maioria dos casos, não há necessidade de evitar gelados ou sorvetes.
Siga as orientações do seu médico.

 

topo

19 - É verdade que a cortisona é uma faca de dois gumes?
A cortisona é uma medicação muito útil para o tratamento da asma, pois exerce um efeito benéfico e amplo sobre a doença, proporcionando condições efetivas de melhora. Entretanto, só pode ser usada com orientação do médico e nunca por conta própria ou repetindo receitas anteriores.

 

topo

20 - As vacinas funcionam?
As vacinas para alergia estão indicadas para os casos de alergia respiratória comprovada, com excelentes efeitos terapêuticos. Só o médico especialista pode indicá-las após cuidadosa avaliação de cada pessoa.

 

topo

21 - Qual é a vantagem de ter um nebulizador em casa?
A nebulização é uma forma de administrar medicamentos por via inalatória e pode ser útil no tratamento, em especial das crianças pequenas ou quando há dificuldade no uso de sprays. Uma nebulização feita correta e precocemente pode evitar a ida ao prontosocorro.
Proporciona resposta rápida e com poucos efeitos colaterais.
Deve-se lembrar que a nebulização também é um remédio e, só deve ser feita sob estrita orientação médica. Além disso, deve-se obedecer as normas de esterilização do aparelho.

 

topo

22 - Pessoas com asma podem viajar de avião?
Sim. Não há problemas para o asmático viajar de avião. O importante é que a pessoa sinta-se segura e saiba o que utilizar no caso de coincidir uma crise com o momento da viagem.

 

topo

23 - Meu marido fuma e acha que é bobagem não fumar perto do meu filho. Diz que ele precisa se acostumar com isso
Infelizmente, existem pessoas que pensam assim como o seu marido. Fumar perto de uma criança é transformá-la em um fumante passivo, sem ao menos perguntar sua opinião. A fumaça de cigarro prejudica todo o aparelho respiratório de quem a aspira - desde o nariz até os bronquíolos!
A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que 'Pais fumantes, filhos tussidores'.
Se a criança também é alérgica, com certeza vai piorar na presença da fumaça do cigarro. Não fume e nem permita que fumem junto ao seu filho. Converse com seu marido. Ele entenderá suas razões.

 


 

Fonte: http://www.asmaticos.org.br